Banda Jazzco

Jazz brasileiro - acústico

A BANDA JAZZCO formou-se em 1974, pela união de músicos com um interesse comum em desenvolver um trabalho de criação própria, livre de parâmetros ou determinações anteriores; surgindo assim uma música inédita e distinta a de outros grupos que na época procuravam uma idéia nova na música brasileira.

Desta união nasceu a 1ª Banda Pop no cenário musical tupiniquim, pois foi o primeiro grupo onde os instrumentos de sopro eram estrelas juntamente com o cantor, dentro de um “estilo musical sem precedentes e muito personalizado”, segundo a “Folha da Tarde”. Depois de um ano de comentada atuação nos palcos de São Paulo, interior e no Paraná, foi dada uma pausa nos trabalhos.

Em 1980 com o mesmo anseio musical que culminou com a formação da BANDA JAZZCO, reuniram-se novamente quatro antigos elementos e unindo-se a mais sete músicos que completaram a banda. A formação musical de cada um é bem diversa, atuando como profissionais em quase todos os setores do mercado musical tais como; gravações, shows, músico da noite, orquestra sinfônica, ensino, etc.

Após uma evolução musical, o trabalho instrumental sugerido por cada elemento, flui para um ambiente de criação coletiva, que é a marca da BANDA JAZZCO e, tende a uma orientação de ritmos e texturas brasileiras, sob a forma jazzística, edificado sobre o impulso criativo de cada elemento. É proposto um tema e abre-se espaço à improvisação. Esta pesquisa musical pode ser considerada hoje, como uma música instrumental “up to date” no Brasil. Assim em um trabalho onde haja campo para exposição da experiência existencial de cada um, é procurado unir ao agradável, a realização plena do grupo no âmbito musical, profissional e cumprir a responsabilidade para com a música brasileira executando-a no Brasil e porque não, no mundo.

Hoje, após muita música, algumas pausas e depois de apresentações  em teatros, TVs, parques, clubes, bares e etc, soma-se à experiência e evolução musical dos seus componentes, com excelente currículo  profissional, um amor intenso pela música, que é o laço mais forte, além da amizade, de união da banda.

A formação atual é: AMADOR BUENO (baixo), fundador da Banda, VITOR ALCANTARA (sax alto, sax soprano e flauta), juntaram-se ao grupo mais dois excelentes compositores e arranjadores; FÁBIO ORIENTE (guitarra) e TODD MURPHY (trombone), completando a formação vieram JUNIOR GALANTE (trompete), GERSON GALANTE (sax tenor), CHICO MACEDO (sax barítono, flauta e pícolo), PEPA D'ELIA (bateria), RAFAEL TOLEDO (percussão), JOÃO LENHARI (trompete) e IURI SALVAGNINI (piano).

Músicas como Cogumelo Tropical, Sambalombra, Campo de Trigo, Novo Brasileiro e outras, sempre compostas e arranjadas por componentes ou quem já participou da Banda, serão tocadas no clima alegre, feliz e contagiante que sempre surpreende a todos, inclusive os músicos que tocam com muito amor á música.